domingo, 7 de outubro de 2018

Red Rock Canyon State Park por Renatinha Pedrita

O paraíso existe e é na Califórnia!

A Califórnia é conhecida pelas suas praias maravilhosas e muita riqueza. Tenho sorte de morar na capital mundial do cinema.  E como uma boa aventureira, não consigo ficar parada no mesmo lugar por muito tempo e descobri esse paraíso por acaso. Meu destino era a Sierra Nevada, precisamente Mammoth Lakes e Yosemite National Park, pela entrada leste, a Tioga Pass. E no meio do deserto encontrei esse lugar mágico e tive que parar! Esse lugar se chama Red Rock Canyon State Park, na cidade de Cantil.

Essa área de formação rochosa única e exuberante, possui trilhas para todos os tipos de aventureiros. O terreno é arenoso e no verão as temperaturas ultrapassam os 45°C na sombra. Então a melhor época para explorar essa área é durante as temperaturas mais amenas! Já fui no parque diversas vezes durante o ano todo e para mim, o inverno é a melhor época (apesar dos ventos fortes e tempestades de areia). Para chegar no parque utilizei a Freeway 14 que cruza o parque. Apesar do parque estar na área da Eastern Sierras, no inverno não neva, mas a noite é muito frio.( temperaturas chegam a um dígito fácil). O parque oferece uma infinidade de trilhas para todos os níveis, estacionamento e banheiros sem teto (apenas no estacionamento). Isso, os banheiros não possuem teto. Na maioria dos parques na Costa Oeste americana, os banheiros são químicos, portanto o cheiro não é muito agradável. Eu particularmente adorei essa invenção.

O parque também oferece uma área para camping. Eu não cheguei a acampar mas fiz “car camping” (dormir dentro do carro) e o visual é maravilhoso. Nas noites de verão é até possível visualizar a via láctea (milk way). O que não posso deixar de ressaltar é a presença da cobra cascavel nessas áreas. Elas tem o hábito de sair de seus esconderijos para aquecer a pele fria durante as horas mais quentes do dia. Eu vi 3 em uma trilha. Preste muita atenção onde você irá sentar ou colocar a sua mão. Elas estão em todas as partes!

Eu sempre vou preparada para o deserto e nesse caso não seria diferente. O parque está a horas de um posto de gasolina ou loja de conveniência. Dentro do parque não existe qualquer tipo de lojinha para venda de suplementos essenciais. Eu sempre levo pelo menos 2 litros de água por dia quando vou ao deserto. Parece mentira mas o derrame devido ao calor ( heat stroke) é comum nessa área. Então beba muita água, leve chapéu e muito protetor solar.

Descobri a pouco tempo que o parque é famoso por ter sido utilizado para gravações de filmes e seriados de Hollywood, tais como; Westworld, Savage, Jurassic Park, a Múmia e vários vídeos musicais. Legal né?

Uma dica que sempre dou é, quando  chegar em qualquer destino de aventura, procure a estação do guarda do parque e pegue um mapa. Eu senti muita dificuldade de seguir as trilhas devido ao terreno arenoso ( algumas trilhas desaparecem durante as tempestades de areia ) e não existe muita sinalização nas trilhas. Os mapas me ajudaram a encontrar os melhores caminhos e a não me perder. 

O visual é deslumbrante e o parque não é muito frequentado, devido às condições climáticas. Se você tiver sorte terá esse parque todo apenas para você!

Prepare seu espírito aventureiro e explore esse lugar mágico! Você pode me agradecer depois!






Renata reside e trabalha nos EUA por mais de 10 anos e dedica o seu tempo livre para realizar trilhas junto a natureza local. Divulga as suas aventuras em seu instagram @renatinha_pedrita, que possui mais de 27000 seguidores de todo o mundo.